sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Software Livre vs Software Proprietário


Sistema Operacional, diferenciando Software Livre de Software Proprietário


O Software, parte lógica do computador é composto pelos programas, arquivos de configuração, documentos e outras utilidades.
Os programas de computador, podem ser divididos Sistema Operacional e Aplicativos. O Sistema Operacional tem como função a gerencia do Hardware, objetivando a total disponibilidade do computador, com todas as suas funções, de maneira satisfatória ao usuário.
Os Programas aplicativos, são aqueles utilizados em nosso cotidiano, nas diversas funções disponíveis no computador. Cada programa de computador possui um CÓDIGO-FONTE, que é a fórmula secreta que descreve como o programa funciona.
Esse CÓDIGO-FONTE, pode ser dividido em duas categorias: SOFTWARE LIVRE e SOFTWARE PROPRIETÁRIO.
O SOFTWARE LIVRE, caracteriza-se pela liberdade ao usuário em utilizar seus produtos, executar, copiar, estudar e modificar. O produto da categoria Software Livre pode ser encontrado gratuitamente ou mediante compra, dependendo da sua forma de licenciamento. A característica que diferencia o Software Livre dos demais é que o usuário pode ter acesso irrestrito ao seu CÓDIGO-FONTE. Portanto é um serviço, envolvendo desenvolvimento, distribuição, suporte e outros.
O SOFTWARE PROPRIETÁRIO, caracteriza-se por ter o CÓDIGO-FECHADO, impossibilitando o conhecimento do seu conteúdo pelos usuários, sendo proibido reabrir o código de um programa para estudo ou modificação. Além disso, o Software Proprietário é valorizado como PRODUTO, com o objetivo de venda dos programas para obtenção de lucros, sem preocupar-se com as necessidades do usuário.
Para adquirir um produto Software Proprietário, além de comprar CD-ROM é necessário comprar a licença de uso, seguindo regras referente a quantidade de equipamentos ou usuários que podem fazer uso do programa, conforme critérios estabelecidos por quem desenvolveu o SOFTWARE.
Referência bibliográfica:
"DESMISTIFICANDO O SOFTWARE LIVRE", de Viviane Bessa Ferreira

Nenhum comentário: